Início Bovinos de Corte Adaptando ou recuperando: O que você está fazendo no início do seu...

Adaptando ou recuperando: O que você está fazendo no início do seu confinamento?

0
1220

A intensificação da pecuária de corte é um caminho sem volta. Um comparativo apresentado pela equipe da Agroconsult demonstrou que a rentabilidade das fazendas nos dias atuais é em média de 6 a 7 vezes menor do que na década de 70, ou seja, o dinheiro que sobra no bolso do produtor tem sido cada vez menor ano a ano.
Para conseguir obter os mesmos resultados econômicos obtidos no passado, o pecuarista precisa hoje intensificar seu sistema de produção, estabelecer metas para cada uma das fases produtivas, e gerir seu negócio como uma empresa, controlando custos e resultados.
Um dos programas que tem ganhado muita força em nosso meio é o boi 7.7.7. Este que foi proposto pelos pesquisadores Dr. Flávio Resende e Dr. Gustavo Siqueira da Apta de Colina/SP tem como objetivo a produção de 7 arrobas em cada uma das fases de produção, cria, recria e engorda. O que chama a atenção é que tudo isso deve ser realizado em até 24 meses.
Pensando nas 7 arrobas finais do programa do boi 7.7.7, obrigatoriamente uma estratégia nutricional mais intensiva para a engorda dos animais seria necessária, podendo ela ser feita no confinamento convencional ou no confinamento no pasto. Em ambas estratégias o animal passa a receber dietas mais energéticas e desafiadoras, o que torna a fase de adaptação do animal a nova dieta de crucial importância para o sucesso do confinamento.
Ainda, pensando que a moeda de venda do produtor é a quantidade de carcaça produzida, a qualidade do ganho de peso dos animais assumiria grande impacto sobre a lucratividade dessa última etapa.
Pensando nesses pontos, te convidamos a aprender e discutir um pouco mais sobre nutrição animal na fase inicial da engorda.
No vídeo abaixo vamos apresentar alguns pontos sobre: fontes de stress no início do confinamento, desafios nutricionais, adaptação a dieta e adaptação metabólica, como avaliar a qualidade do ganho de peso e também como desenhar estratégias para “programar” o animal para ganhar mais carcaça no confinamento.
Após assistir o vídeo, se possível, pedimos que deixe o seu comentário e/ou questionamento no espaço abaixo, e desde já agradeçamos a sua participação.

Nutrição animal- Agroceres Multimix

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO