Nutri&Aves: A importância do controle de qualidade na nutrição animal

O controle de qualidade pode ser definido como: o conjunto de processos e procedimentos que visam assegurar a integridade, idoneidade e a eficácia nutricional de um ingrediente, de um processo ou de um produto acabado.

A qualidade é um importante diferencial requisitado pelos consumidores, que estão cada vez mais exigentes quanto a esse fator. Basicamente, para se obter um produto final adequado, é indispensável a utilização de ingredientes que atendam padrões específicos de qualidade.

O processo de controle de qualidade começa na aquisição das matérias-primas, sendo imprescindível a qualificação dos fornecedores. Seleção, avaliação de desempenho, desenvolvimento, auditorias e a certificação, são algumas etapas que englobam esse processo de qualificação.

Há algum tempo o preço deixou de ser um diferencial na hora de definir um fornecedor, sendo qualidade e serviço os requisitos fundamentais para seleção. Ainda, o controle de qualidade deve levar em consideração as análises físicas, químicas e biológicas dos ingredientes. A partir de uma amostragem – a partir de amostra representativa –, cabe ao laboratório utilizar ferramentas e equipamentos necessários para avaliar as características dos ingredientes.

Daniely Xavier Soares, Supervisora do Laboratório da Agroceres Multimix, traz mais detalhes importantes sobre o processo de controle de qualidade na nutrição animal. Confira:

Nutrição Animal – Agroceres Multimix

Daniely Soares

Daniely Soares

Daniely Xavier Soares é Supervisora do Laboratório de Bromatologia da Agroceres Multimix

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *