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Sua equipe não lhe ouve? Então comece a ouvir as pessoas

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2021
Ouvir as Pessoas - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Comece a ouvir as pessoas.

Vamos falar sobre ouvir as pessoas. Quando você quer convencer as pessoas a respeito de suas ideias e opiniões, o grande segredo é aplicar a arte de começar a escutá-las ainda mais. “Escutar com empatia requer coragem e vontade de deixar velhos hábitos para trás e abraçar os novos que podem parecer, em um primeiro momento, ladrões de tempo e ineficientes. Mas, uma vez adquiridos os hábitos de escuta, são habilidades essenciais dos verdadeiros e bem-sucedidos líderes”, resume Ram Charan, guru americano da Administração.

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A capacidade de ouvir as pessoas é uma das 10 competências fundamentais exigidas de um líder para dar retorno aos seus funcionários. O talento em oferecer feedback às equipes é diretamente proporcional à habilidade de ouvir o que é dito. Quando o líder olha para o computador e diz: “vai falando que estou ouvindo”; ou quando olha para a pessoa e fala, mas sua cabeça está em outro lugar; ou mesmo quando interrompe quem lhe fala, ele não está verdadeiramente ouvindo.

Quebrar hábitos depende de disciplina e treino. Crie o costume de perguntar se entendeu o ponto de vista do interlocutor, e peça feedback de quem recebe seu feedback.
Por que não ouvimos com mais frequência? Provavelmente seja desconfortável e exija que escutemos ideias das quais talvez discordamos, ou ainda, que prestemos atenção em pessoas de quem talvez não gostamos. Mas é isso que chamamos de liderança e gestão de equipe: a essência é ouvir as pessoas, compreender suas ideias e opiniões, e orientá-las a identificar suas necessidades e perspectivas.

Ouvir as Pessoas - Nutrição Animal - Agroceres MultimixO silêncio pode transmitir desinteresse e falta de atenção em relação aos assuntos. Um momento de mudez e depois algumas palavras pensadas podem ser uma forma de “liderar pelo exemplo”. Líderes que costumam ouvir as pessoas com mais frequência, preferem contribuir com opiniões consistentes e fundamentadas, o que aumenta a credibilidade perante os outros. Quando esses líderes falam, todos sabem que eles acrescentarão algo significativo para a discussão.

Muito se acredita, equivocadamente, que a capacidade de persuadir está relacionada ao quanto se fala. Na verdade, percebemos nos relacionamentos profissionais que ouvir as pessoas atentamente pode ser mais persuasivo do que falar. Para o antigo filósofo chinês Lao Tzu: “um líder é melhor quando as pessoas mal sabem que ele existe; quando seu trabalho é feito, quando seu objetivo é cumprido e quando elas dizem: nós mesmos fizemos”.

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