Início Bovinos de Leite Período de transição em vacas leiteiras

Período de transição em vacas leiteiras

0
9483
Vacas Leiteiras - Nutrição Animal - Agroceres Multimix período seco

Vacas Leiteiras

O período de transição em vacas leiteiras é definido como: o intervalo compreendido entre as três semanas que antecedem o parto e as três semanas após.

Durante esse período, os animais sofrem inúmeras alterações metabólicas e fisiológicas, permitindo que eles passem de um status não lactante para lactante. Esse momento é fundamental para a preparação do parto e para a futura lactação, porém, ele também é propício ao aparecimento de algumas doenças.

As doenças do periparto (período de transição) costumam ser interdependentes no animal, ou seja, se a vaca é acometida por uma delas (ex. hipocalcemia, metrite, cetose), é provável que outras surjam. O conhecido “efeito dominó”.

Além disso, os eventos que ocorrem durante o período de transição (alterações hormonais, desenvolvimento da glândula mamária, rápido crescimento fetal) terão como consequência a diminuição no consumo de alimento, o que é um risco, pois esse é um momento crítico de aumento na demanda de energia

O pós-parto também é propício ao aparecimento de doenças metabólicas, portanto, é importante focar sempre na saúde do animal, além de buscar um manejo nutricional adequado e fornecer o conforto necessário.

Clique no link abaixo e fique por dentro dos principais detalhes sobre o período de transição em vacas leiteiras.

Vacas Leiteiras - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO