Período de transição

O período de transição é uma fase muito importante dentro do ciclo produtivo. As mudanças metabólicas que regem a fisiologia das vacas leiteiras nessa fase são de suma importância para a compreensão dos eventos subsequentes relacionados à saúde, desempenho produtivo e reprodutivo ao longo da lactação.

O que é o período de transição?

Trata-se do período que compreende os 21 dias que antecedem o parto, até os 21 dias após o parto. Nessa fase, as vacas passam de uma condição de gestante e não lactante, para não gestante e lactante. As alterações endócrinas/metabólicas que os animais passam nesse período crítico exige do produtor muita atenção e cuidados especiais com nutrição, manejo e ambiência. Além das alterações de metabolismo, ocorre nesse momento um crescimento fetal acelerado, associado a uma maior exigência de nutrientes, o que requer bastante atenção dos nutricionistas.

Em função da assincronia entre a demanda e a disponibilidade de nutrientes nessa fase, já que ocorre uma diminuição no consumo de matéria seca em virtude das mudanças metabólicas, as vacas leiteiras são submetidas a períodos de balanço negativo de nutrientes, principalmente: energia, proteína e cálcio, no final da gestação e no início da lactação.

Nesse contexto, a utilização de alimentos de alta qualidade e de alguns aditivos, se torna fator crucial para auxiliar as vacas a passarem por esse período com sucesso. Além disso, o acompanhamento de escore de condição corporal e os investimentos em ambiência são fundamentais para obtermos bons resultados e melhorarmos nossos índices produtivos.

Acompanhe o vídeo apresentado pelo nutricionista de bovinos leiteiros, Rafael Barletta, e descubra como se preparar para o período de transição.

Agroceres Multimix. Muito Mais que Nutrição.

Italo Godoy

Italo Godoy

Italo Mocelin de Godoy é Consultor de Serviços Técnicos de bovinos de corte na Agroceres Multimix.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *