Resfriamento de vacas leiteiras

Para tirar leite da vaca é preciso saber resfria-la.

Com essa afirmação, o médico veterinário, Adriano Seddon, baseia a entrevista cedida à Agroceres Multimix, com a mediação do gestor técnico de bovinos leiteiros, Gilson Dias Júnior.

Para Seddon, uma produção de leite moderna, que não leva em consideração o resfriamento das vacas, é inviável. Por estarmos em um país tropical, o estresse térmico é um dos fatores negativos que mais causam impacto, seja na produção de leite, através da perda da eficiência alimentar dos animais; na reprodução, pois as taxas de concepção nas fazendas durante o verão são menores que no inverno; e o status imune dos animais, promovendo piores condições de combater infecções do ambiente.

O pré-parto é a fase que demanda maior dedicação com o resfriamento, embora seja importante dar atenção às vacas em lactação e aos animais na recria. Lembrando que o resfriamento depende da quantidade de água que está sendo colocada sobre a vaca, a velocidade do vento, a superfície exposta e o tempo que os animais permanecem sendo resfriados.

Quer mais detalhes dessa entrevista? Clique e confira:

Nutrição Animal – Agroceres Multimix

Gilson Sebastião

Gilson Sebastião

Gilson é Gestor Técnico de Bovinos de Leite na Agroceres Multimix

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *