Início Bovinos de Corte Bovinos leiteiros: qualidade do volumoso

Bovinos leiteiros: qualidade do volumoso

1
4197
Nutrição Animal - Agroceres Multimix
Silagem bem picada, com tamanhos proporcionais.

Produção da silagem para bovinos

A produção de silagem é um fator importante para o sucesso de empreendimentos de exploração intensiva, como o confinamento de bovinos ou propriedades leiteiras.
A produção e o armazenamento da forragem garantem o suprimento de volumoso durante o ano todo. Mas o cuidado com a qualidade do volumoso deve ser uma preocupação constante. E para conseguir esta qualidade adequada é fundamental que todas as etapas do processo de produção da silagem (ou ensilagem) sejam executadas adequadamente, a fim de garantir a qualidade do produto final que será fornecido na dieta do rebanho.

Aspectos da silagem 

É de fundamental importância levarmos em consideração os aspectos físicos da silagem, pois o tamanho da partícula deve visar tanto a eficácia do processo de fermentação da silagem, como também deve manter a saúde ruminal e proporcionar uma adequada fermentação ruminal.

Não podemos levar em conta apenas a fermentação da silagem, que preconiza que quanto menor o tamanho melhor será a compactação. Devemos lembrar que esta forragem será fornecida aos animais e deve-se, portanto, respeitar o tamanho ideal de partícula, pois se o tamanho for muito pequeno, prejudicamos a saúde do rebanho e a produtividade.

Qualidade do volumoso em todo o processo

Portanto, para garantir a qualidade do volumoso e uma nutrição animal adequada  é fundamental que todo o processo de ensilagem seja efetivamente monitorado. Se houver alguma falha desde o momento da implantação da cultura até o processo de enchimento do silo, compactação, vedação para posterior fermentação da silagem, pode comprometer a qualidade do volumoso, acarretando em perdas econômicas para o produtor devido a piora no desempenho produtivo do rebanho, prejudicando a lucratividade da empresa.

A excelência em todo o processo produtivo do volumoso são fatores determinantes para se atingir resultados cada vez mais expressivos. Deixe nossos especialistas te ajudarem a potencializar seu negócio.

Recomendamos também que você assista ao vídeo sobre Alterações de qualidade durante o armazenamento de silagem de milho – Plataforma de vídeos para o agronegócio | AgroFlix 

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição

1 COMENTÁRIO

  1. Message por Anna Paula Roth Mereti.
    Eu represento a empresa Inglês, Silostop, que fazem produtos para cobertura e vedação de silos de silagem. Estes reduzir as perdas e melhorar a qualidade, e nós trabalhamos com fazendas e confinamentos em todo o mundo.
    Estamos actualmente a trabalhar com o Grupo Jacarezinho, JBS, AC Proteinas, Confinamento Santa Fe, Dahma, Ceolin Confinamento, e muitos outros no Brasil. Nossos produtos são para os tomadores de silagem em todos os lugares, grandes e pequenos.Gostaria que a oportunidade de se encontrar com você e explicar como estão levando a tecnologia de mercado pode ajudá-lo a fazer melhores clientes silagem. Obrigado.
    Rob Gaze ( Silostop) 035 9743 5220

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO